O curso/ El Curso / The course

Português

O curso
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC–UFMS) oferece o curso de campo
Ecologia do Pantanal – EcoPan – anualmente desde 1998, tradicionalmente entre o final da estação seca e
o início da estação chuvosa no Pantanal (setembro-outubro). Embora possa ocorrer variações, geralmente
são oferecidas 24 vagas por edição, parte delas destinada a estudantes externos ao PPGEC. Ao longo da
sua história, o curso recebeu 438 estudantes de 57 instituições, oriundos de 15 países (Argentina, Bolívia,
Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, EUA, Índia, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Portugal
e Suécia).
As atividades do EcoPan são divididas em blocos de uma semana, com a participação de 4 a 6 professores
por bloco e de 14 a 16 professores por edição. Pesquisadores de diferentes instituições são convidados
anualmente para composição dos professores do curso. Até o presente, as edições do EcoPan contaram
com a participação de 108 professores-pesquisadores, de 40 instituições e 6 países (Alemanha, Austrália,
Brasil, Espanha, França e México).
A dinâmica das atividades proporciona imersão em pesquisa de campo e treinamento focado em todas as
etapas da pesquisa científica – formulação de questões e hipóteses, delineamento amostral, coleta e
análise de dados, redação de manuscrito e apresentação oral. O curso também proporciona conhecimento
sobre a biota e a ecologia do Pantanal, trocas de experiências, habilidades para trabalho em grupo, e
novas amizades.
As primeiras semanas são dedicadas aos Projetos Orientados (PO), realizados por grupos de 5 estudantes
sob orientação de um professor. A última semana do curso é dedicada aos Projetos Individuais (PI), que
consistem de uma proposta original, concebida e executada individualmente pelos estudantes. Redação e
revisão de manuscritos são atividades contínuas durante o curso. Os manuscritos finais são então reunidos
em livro anual do curso. Adicionalmente, os professores e estudantes de Ecologia de Campo II oferecem
palestras.

Español

El curso de campo
El Programa de Postgrado en Ecología y Conservación (PPEC-UFMS) ofrece el curso de campo Ecología
del Pantanal – EcoPan – anualmente desde 1998, tradicionalmente al final de la estación seca y al
inicio de la estación lluviosa en el Pantanal (septiembre-octubre). Aunque pueden ocurrir variaciones,
generalmente se ofrecen 24 cupos por edición, parte de ellas destinada a estudiantes externos al PPEC.
A lo largo de su historia, el curso recibió 438 estudiantes de 57 instituciones, procedentes de 15 países
(Argentina, Bolivia, Brasil, Colombia, Cuba, Ecuador, España, Estados Unidos, India, México,
Mozambique, Paraguay, Perú, Portugal y Suecia).
Las actividades del EcoPan se dividen en bloques de una semana, con la participación de 4 a 6 profesores
por bloque y de 14 a 16 profesores por edición. Investigadores de diferentes instituciones son invitados
anualmente a la composición del grupo de profesores del curso. Hasta la presente, las ediciones del EcoPan
contaron con la participación de 108 profesores-investigadores, de 40 instituciones y 6 países (Alemania,
Australia, Brasil, España,  Francia y México).
La dinámica proporciona inmersión en investigación de campo y entrenamiento enfocado en todas las
etapas de la investigación científica – formulación de preguntas e hipótesis, delineamiento de muestreo,
colecta y análisis de datos, redacción de manuscrito y presentación oral. El curso también proporciona
conocimiento sobre la biota y la ecología del Pantanal, intercambios de experiencias, habilidades para
trabajar en grupo, y nuevas amistades.
Las primeras semanas se dedican a los Proyectos Orientados (PO), realizados por grupos de 5 estudiantes
bajo la orientación de un profesor. La última semana del curso está dedicada a los Proyectos Individuales
(PI), que consisten en una propuesta original, concebida y ejecutada individualmente por los estudiantes. La
redacción y revisión de manuscritos son actividades continuas durante el curso. Los manuscritos finales
se agrupan en el libro anual del curso. Adicionalmente, los profesores y estudiantes de Ecología de
Campo II ofrecen charlas.

English

The field course
The Ecology and Conservation Graduate Program (ECGP-UFMS) has offered the field course Pantanal
Ecology – EcoPan – annually since 1998, traditionally between the end of the dry and the beginning of
the rainy season in the Pantanal (September-October). Though occasional variation may occur, 24 places
are generally offered per edition, part of them intended to students from outside ECGP. Throughout its
history, the field course received 438 students from 57 institutions, and 15 countries (Argentina, Bolivia,
Brazil, Colombia, Cuba, Ecuador, Spain, USA, India, Mexico, Mozambique, Paraguay, Peru, Portugal
and Sweden).
Activities are scheduled into one-week blocks, with 4 to 6 professors per block and 14 to 16 professors
per edition. Researchers from different institutions are invited annually for configuring the team of
professors. To date, the EcoPan editions have included 108 invited professors from 40 institutions and 6
countries (Germany, Australia, Brazil, France, Mexico and Spain).
The course dynamics provide immersion in field research and training focused on all stages of the
scientific research – formulation of questions and hypotheses, sampling design, data collection and
analysis, manuscript writing, and oral presentation. The field course also provides knowledge on the
Pantanal’s biota and ecology, exchanges of experiences, skills for group work and new friendships.
The first weeks are dedicated to Oriented Projects (PO), conducted by groups of 5 students guided by one
professor. The last week of the course is dedicated to Individual Projects (PI), which consist of an
original proposal, designed and executed by the students individually. Writing and proofreading
manuscripts are ongoing activities throughout the course. The final reports are then assembled in the
annual course book. In addition, professors and students enrolled in Field Ecology II offer lectures.

 

 

Turma 2014